Treinamentos | Contexto

Sabemos que o investimento em capital humano é condição “sine qua non” para que as organizações expandam seus negócios, se mantenham sólidas e competitivas no mercado.

Até um tempo atrás, era comum as empresas investirem mais em capacitações técnicas na hora de treinar suas equipes. No entanto, com o passar dos anos começaram a observar que para gerir cenários cada vez mais desafiadores e antecipar-se às mudanças, se tornaria imprescindível promover o desenvolvimento de SOFT SKILLS (também conhecidas como HABILIDADES COMPORTAMENTAIS), como ferramenta facilitadora das transformações e mensuração de indicadores de desempenho confiáveis.

As corporações então evoluíram, e se deram conta de que o grande diferencial estaria no aprimoramento de habilidades não técnicas, como por exemplo as relacionadas a gestão de liderança e relacionamentos interpessoais, por estas aumentarem significativamente o engajamento dos indivíduos com a cultura organizacional.

Ainda assim, mesmo diante da forte influência das áreas do conhecimento STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) e SMAC (Social, Mobility, Analytics and Cloud),  como também frente ao dinamismo com o qual os cenários se modificaram em função da Indústria 4.0, da I.A e da IoT,  tudo que nos diferencia das tecnologias nos tornará ainda mais humanos e essenciais no século XXI. Agora, por exemplo temos a famosa “high-tech” como aliada, transitando pela Sociedade 5.0 que tem como principais valores a qualidade de vida, a inclusão e a sustentabilidade, enfrentando os desafios de um mundo que antes era VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity), que agora é BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible) e que certamente em um futuro não muito distante já terá outro acrônimo para classificá-lo. 

Então, para lidar com estes “mundos”, algumas habilidades, segundo pesquisas do Fórum Econômico Mundial (WEF, 2018-2020), passaram a se sobressair. Os resultados apresentados, com projeções até 2030, mostraram que tais habilidades tendem a ser aquelas relacionadas a adaptabilidade, gestão de times multiprofissionais, resolução de problemas complexos, visão interdisciplinar, conhecimento alinhado com atitude, elasticidade mental, inteligência emocional, pensamento crítico, trabalho em equipe, entre outras¹ como as sugeridas a seguir:

mural-de-palavras

¹ Aqui destacamos a EMPATIA interagindo com as demais habilidades, justamente por acreditarmos que ao praticá-la contribuímos com a evolução humana e transformação da sociedade.

Para concluir, recomenda-se adotar como filosofia de vida a atitude Lifelong Learning, uma vez que esta ação promove o autoconhecimento, expande a mentalidade de crescimento, estimula a geração de ideias e contribui para que novas oportunidades possam impulsionar a gestão de nossas carreiras e, consequentemente dos negócios. Portanto, mais do que pensar sobre o assunto, fica o convite para que o possam praticar; … treinamentos com o objetivo de desenvolver e aprimorar soft skills podem ajudar!