HISTÓRICO
Originalmente o treinamento de CRM teve seu início na aviação no final dos anos 70, quando pesquisas realizadas pela NASA e Universidade do Texas, assim como estudos provenientes da década anterior, constataram que o ERRO HUMANO era a principal causa dos acidentes. Tais evidências estimularam o consenso entre as empresas aéreas, indústria aeronáutica e governo quanto à necessidade de incrementar Programas de Treinamento em Fatores Humanos. ¹
Foi então nesse período criada a primeira “etapa” do treinamento, inicialmente para pilotos – Cockpit Resource Management (Gerenciamento de Recursos da Cabine). Na sequência, comissários integram o time, passando o curso a se chamar – Crew Resource Management (Gerenciamento de Recursos da Tripulação). Posteriormente, demais equipes também participam, como por exemplo técnicos de manutenção, despachantes de voo, escaladores, agentes de aeroportos, apoio de solo, entre outras áreas técnicas, operacionais e até mesmo administrativas com suporte ao voo. Assim, o conceito se expande – Corporate Resource Management (Gerenciamento de Recursos da Corporação), com todos responsáveis pelo mesmo objetivo. ²